Ciclo Migrações: a importância dos Media

Escola secundária/3.º CEB Aurélia de Sousa

Em resposta ao desafio lançado pela UNESCO, às escolas associadas, de sensibilizar as crianças e os jovens sobre os direitos e o respeito pelos refugiados sob o lema “Abrir o coração e o espírito aos refugiados”, organizamos algumas atividades com os alunos tendo como principal instrumento de trabalho o jornal “Público”. O Ciclo Migrações conta com duas exposições: “O Poder da Imagem e O Poder da Palavra” e “Vira o Disco e… Não Toques o Mesmo”. (…)

Ficha técnica


Jornalista por um dia – Agora é a sua vez

Universidade do Minho

Elaboração e execução de uma oficina jornalística, onde se dá a conhecer a noção de conteúdo noticioso e alguns conceitos jornalísticos, bem como o processo de redação de uma notícia. Através de um panfleto desdobrável com uma breve explicação acerca dos três meios de comunicação em causa (rádio, imprensa e televisão) e dos principais critérios jornalísticos que os regem, os participantes assumiriam o papel de jornalistas e teriam a tarefa de detetar falhas numa notícia, redigir um boletim de rádio e realizar uma entrevista, tudo de acordo com as noções anteriormente transmitidas. (…)

Ficha técnica


Media Junior

Universidade do Minho

O projeto consiste na criação de um site que contém clipes de áudio/ vídeos com pequenas histórias e tarefas para a consciencialização/educação para os media. Pretende-se que os educadores e professores façam a reprodução destes conteúdos às crianças, em contexto letivo e familiar.

Ficha técnica


Inclusão digital de idosos

Universidade do Minho

Pretendemos elaborar um manual que forneça ao público-alvo as bases necessárias para interagir com o mundo digital de forma a atingirem os objetivos pretendidos. Para tal, o foco incide maioritariamente em plataformas jornalísticas (sites de jornais) e no FaceBook (de forma a terem acesso às partilhas dos diversos jornais). (…)

Ficha técnica


Seminário Media Smart “Imagem corporal e autoestima | Representação pessoal e media”

Direção-Geral da Educação e Associação Portuguesa de Anunciantes

Promovido pela APAN-Associação Portuguesa de Anunciantes em parceria com a Direção-Geral da
Educação, e com entrada livre mediante inscrição prévia, o seminário Media Smart Imagem corporal
e autoestima | Representação pessoal e Media terá lugar a 25 de Maio de 2017 (quinta-feira) nas
instalações da Direcção-Geral da Educação – Av. 24 de Julho 140, Lisboa.

Ficha técnica


Jornal de Parede – 7 Dias com os Media – Exposição de Capas do Jornal O Mocho

Colégio de Alfragide

Publicação de um Jornal de Parede, com acesso a todos os alunos do colégio. Exposição de todas as capas do Jornal Digital o Mocho, publicado desde setembro de 2013.Publicação do .º 34 do Jornal Digital durante a semana “7 Dias com os Media”.

Ficha técnica


Con mi celular descubro distintas aplicaciones

Jardín infantil Gotitas de Amor, Fundación Integra

La experiencia, llamada “Con mi celular descubro distintas aplicaciones”, busca que los niños y niñas del jardín infantil Gotitas de Amor,  comprendan el uso de los medios de comunicación y la tecnología, específicamente el celular, como un medio mediante el cual puedan conocer y conectarse con personas de realidades muy distintas. (…)

Ficha técnica


Youtubers

Universidade do Minho

Com este trabalho pretendemos criar um canal de Youtube, onde constariam vídeos explicativo sobre os passos da criação de um canal tendo em vista um público-alvo, os riscos e cuidados a ter em conta na produção de conteúdos e como se gere um canal. Para além disso, incluir-se-iam vídeos feitos por youtubers sobre estas mesmas temáticas, partindo da experiência pessoal. (…)

Ficha técnica


Literacia Mediática e os Idosos

Universidade do Minho – Ciências da Comunicação

O desenvolvimento da nossa actividade prende-se, principalmente, com a promoção de literacia mediática junto dos idosos, por via de questões que se relacionem com os meios de comunicação.

Ficha técnica


Letras Prá Vida: Educação com e para os Media

Escola Superior de Educação de Coimbra, Município de Condeixa, Associação ICreate, Município de Vila Nova de Poiares e Juntas de Freguesia

Pessoas imigrantes, de etnia cigana, idosas a viverem em casa e outras institucionalizadas, alguns participantes institucionalizados com demência numa fase inicial e alguns com necessidades educativas especiais, entre os 20 e os 90 anos, cerca de 50 mulheres e 10 homens.

Ficha técnica


Inquérito online sobre hábitos de consumo dos media

Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro

Inquérito online dirigido a alunos, professores, assistentes, pais e encarregados de educação sobre os seus hábitos de consumo de meios de comunicação.

Ficha técnica


A Baleia Azul e outros jogos online

Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro

Sessões de informação sobre os riscos dos jogos online.

Ficha técnica


“As Notícias e as Crianças”

Universidade do Minho

Criar um formato semelhante a um noticiário televisivo, mas com elementos e ambiente mais familiar e jovial. Pretendemos ajudar a criar uma partilha de informação mais apelativa tendo em conta que o público são crianças. Um dos elementos que iremos usar, por exemplo, são comparações com momentos do quotidiano das crianças. A cor também será um elemento forte na procura pela proximidade, bem como uma linguagem simples, eficaz e atractiva.

Ficha técnica


Desconstruir as notícias

Entidade Reguladora para a Comunicação Social /EPIS – Empresários pela Inclusão

A criação de factos ficcionados apresentados como realidade coloca várias questões que remetem para a ética na prática do jornalismo, mas também para a percepção da realidade pelos cidadãos. A acção «Desconstruir as notícias» quer sensibilizar e capacitar os alunos para a compreensão do que é a informação noticiosa, para a distinção entre factos e opinião e dotá-los de ferramentas para a identificação crítica de notícias que podem conter elementos de veracidade duvidável que circulam em várias plataformas de distribuição – televisão, jornais e Internet.

Ficha técnica


A nossa escola na Europa

Agrupamento de Escolas Cego do Maio

Produção de um vídeo para dar a conhecer a escola à Europa.

Ficha técnica


A integração de Portugal na União Europeia sob o olhar dos Media

Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques

Pesquisa e análise de notícias que evidenciem as implicações das políticas, programas e projetos comunitários no território nacional, discutindo as realizações, de sucesso ou não, que tenham como objetivo a melhoria da qualidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população, bem como a redução das disparidades económicas e sociais no interior da União Europeia, com destaque para Portugal.

Ficha técnica


Jornal de Parede “Linhas do Norte”

Agrupamento de Escolas Figueira Norte – Escola Secundária com 3.º CEB de Cristina Torres

Durante a Semana “7 Dias com os Media”, o Clube de Jornalismo dinamiza um placar com a publicação de notícias, reportagens e entrevistas. Lança também um apelo à realização de uma exposição de fotografia sobre animais de estimação, inspirada pela publicação no dia 1 de maio do novo Estatuto dos Animais.

Ficha técnica


A Publicidade Faz-me…

IADE, Universidade Europeia, Laureate International Universities

A atividade “A Publicidade Faz-me…” integra-se na na Unidade Curricular de Comunicação Publicitária,  frequentada por alunos do 1º ano da Licenciatura em Marketing e Publicidade, do IADE, Universidade Europeia, a decorrer no dia 3 de maio de 2017. Com esta atividade, pretende-se que os alunos reflitam sobre o papel da Publicidade no seu quotidiano e modo de olhar e de estar no mundo.

Ficha técnica


Liberdade de Expressão e Cidadania

Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo

Passagem de vídeos desenvolvidos neste âmbito, pelo núcleo de televisão escolar, RTA, durante a semana de 2 a 5 de maio. Os vídeos serão apresentados no hall da escola sede, na sala de professores e na sala de convívio dos alunos.

Ficha técnica


Mensagens Publicitárias nos Conteúdos Televisivos (Escola São João da Talha, 9 maio 2017)

ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social e EPIS – Empresários pela Inclusão Social

Capacitar os alunos com dados para a identificação das mensagens publicitárias explícitas e alternativas aos conceitos tradicionais de publicidade – na programação e na informação televisivas dos operadores generalistas em sinal aberto. (…)

Ficha técnica


Workshop “Choque de liberdades”

ESCS (Escola Superior Comunicação Social) / IPL

A actividade do workshop parte de uma simulação que envolve duas comunidades com visões opostas sobre a liberdade de expressão, mas que são obrigadas a viver em conjunto na mesma ilha.  A acção será desenvolvida no espaço de aula com os alunos  do 3.ºano do curso da Licenciatura em Jornalismo da ESCS.

Ficha técnica


Mensagens Publicitárias nos Conteúdos Televisivos

ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social EPIS – Empresários pela Inclusão Social

Capacitar os alunos com dados para a identificação das mensagens publicitárias explícitas e alternativas aos conceitos tradicionais de publicidade – na programação e na informação televisivas dos operadores generalistas em sinal aberto. (…)

Ficha técnica


Literacia e media digitais: Sabe navegar na internet de modo seguro, consciente e eficaz? – Dinâmica de grupo

Entidade Reguladora para a Comunicação Social

A sessão Literacia e media digitais: Sabe navegar na internet de modo seguro, consciente e eficaz? pretende discutir com os alunos do 9.º ano da Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas – Porto a navegação segura e eficaz na web.

Ficha técnica


Refugiar-se no cinema

Agrupamento de Escolas de São Bruno, Caxias (Oeiras)

Visualização do filme “Welcome” para analisar a situação vivida pelos refugiados

Ficha técnica


#LINGO – Estamos sempre ligados?

Agrupamento de Escolas de Condeixa

Visionamento do filme de animação da lista do PNC de Daniel Roque “#LINGO”: 1- Pré Visionamento: análise do título da atividade: #LINGO – o anagrama que pode mudar a tua vida? (ANEXO ); promoção de um debate com o objetivo de levar os alunos a descobrir o anagrama do título. (…)

Ficha técnica


O poder da palavra escrita nos regimes autoritários e democráticos

Agrupamento de Escolas Figueira Norte – Escola Secundária c/3.º ciclo Cristina Torres

Destacar o papel da censura em Portugal durante o Estado Novo e no Portugal democrático (Portugal no ranking dos países com liberdade de imprensa 2017). O acesso à informação no séc. XXI- Censura/ liberdade de expressão. Análise de testemunhos fornecidos pelos relatórios dos Repórteres sem Fronteiras.

Ficha técnica


Olhares da ComunicAÇÃO: experiências em comunidades e escolas da Argentina e do Brasil

Universidade do Minho

Nesta atividade, propomos mostrar experiências de comunicação comunitária e educomunicação realizadas na Argentina e no Brasil, através de material audiovisual produzido em diferentes locais e contextos. Tentaremos tornar visíveis, por meio de dinâmicas de trabalho de grupo, as transformações que este tipo de experiência mobiliza em seus participantes, com ênfase no valor da participação das pessoas nesses projetos, em vez de no produto ou no resultado final. (…)

Ficha técnica


Violência no Namoro

Agrupamento de Escolas de Ovar

O projeto “Narrativas de vida” em desenvolvimento na Escola Secundária José Macedo Fragateiro é constituído por várias atividades, algumas já realizadas. Neste momento, contempla o tema “Violência no namoro” baseado no projeto “Amar-te e respeitar-te” de Jimmy P. A coincidência das datas levou-nos a integrar esta dinâmica na operação nacional – “Sete dias com os média”. Operacionalização: dinamização de workshops, para alunos, no período de 3 a 9 de maio. (…)

Ficha técnica


Veo, Veo. ¿Que ves?

Fundación INTEGRA

Se desarrollarán seis experiencias de aprendizaje en nivel medio mayor (3 a 4 años), en donde se pretende comenzar a desarrollar diferentes competencias que se encuentras basadas en las 5 preguntas básicas de Alfabetismo en medios. Estas preguntas se realizaran en torno a un dibujo animado seleccionado por los propios niños y niñas que ven habitualmente en sus hogares. Cada actividad se planteará en base a los niveles de desarrollo e intereses del nivel educativo planificado. Además, se realizara taller para educadoras y familias sobre mediación en consumo de televisión infantil.

Ficha técnica


Chegar mais longe

Agrupamento de Escolas N.º1 de Loures

Desenvolver um  conjunto de atividades que levem à divulgação de um projeto audiovisual desenvolvido pelos alunos, com  recurso aos média.

Ficha técnica


A Escola que temos. A Escola que queremos.

Agrupamento de Escolas Soares do Reis | Escola Básica de Soares dos Reis (Escola Sede) | Escola Básica do 1.º ciclo do Cedro

Numa era em que, apoiados nas tecnologias de informação e comunicação, cada vez mais cidadãos acedem à palavra e à voz no espaço público, as questões da liberdade e da consequente responsabilidade colocam-se ainda com mais premência, como desafio à qualidade da vida pública, na sociedade global. É fundamental, por isso, que não só os cidadãos do futuro, como os de hoje, exerçam a sua cidadania de forma responsável, perante a comunicação mediática.(…)

Ficha técnica


Concurso LOL News

Agrupamento de Escolas António Alves de Amorim – Santa Maria da Feira

Concurso LOL News – Previamente à elaboração de trabalhos, os Diretores de Turma e/ou professores de Português deverão abordar o tema das Notícias Falsas com os seus alunos. Para isso, podem recorrer ao documento enviado para todos, onde este tema é apresentado e enquadrado e onde é apresentada uma recolha de alguma informação disponível na rede sobre as Fake News e sobre a relação dos jovens com a informação que circula nas redes sociais. (…)

Ficha técnica


Comunicação ComVida – Nelson Silva Lopes | Assessor de Comunicação

Escola Profissional de Salvaterra de Magos

O Curso de Comunicação da escola convida Nelson Silva Lopes, assessor de comunicação da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, para uma aula aberta junto dos alunos do referido curso. A iniciativa, que visa a partilha de experiências profissionais na área da assessoria de comunicação, realiza-se no dia 5 de maio, a partir das 11 horas.

Ficha técnica


Texto dos Media – O cartoon e a Liberdade de Expressão

Escola Básica Carlos Gargaté

Aula bilingue (Português / Inglês – 7.º ano) de leitura, análise, tradução e preparação de um debate em torno de um cartoon da coleção “The pencilsword”. A esse propósito foram abordadas as questões de Liberdade de Imprensa e o potencial dos cartoons para a reflexão e crítica social.

Ficha técnica


BE’s com Web

Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de Ourém

Concurso composto por várias atividades para desenvolver online pelos alunos sobre a Biblioteca, a Literacia da Leitura, da Informação e Comunicação (Webquest “Um Contra Todos – Onde está a informação”, Webquest “Liberdade”, Palavras Cruzadas Online – “L de Livre e de Livro”, Questionário Online – “Certo ou Errado?”, Sopa de Letras Online – “Lápis Azul”. (…)

Ficha técnica


7 Dias com os Media, 7 Dias Digitais

Instituto Superior Miguel Torga

Plataforma multimédia com conteúdos que visam promover a discussão sobre a importância do digital na vida quotidiana dos jovens.

Ficha técnica


Serviço Público de Media e Literacia Mediática

Rádio e Televisão de Portugal

Na linha de iniciativas anteriores, o Núcleo Museológico e Apoio ao Serviço Público divulga, junto do público escolar mais jovem, a importância do serviço público para a literacia mediática, nomeadamente no que decorre da actividade da RTP em geral e da Área Museológica da RTP em particular.

Ficha técnica


À Conversa sobre Fake News

Universidade Europeia e Universidade Autónoma de Lisboa

Realização de Mesa Redonda sobre Fake News. Esta será dinamizada por António Granado, Paulo Querido e João Sousa, sob a moderação de Joana Ramalho.

Ficha técnica


7 Dias na Rádio: 7 Entrevistas | 7 Conversas | 7 Reportagens

Agrupamento Escolas Vale do Tamel

A WebRádio Vale do Tamel (http://radiovaledotamel.blogspot.pt) associa-se à iniciativa “7 Dias com os Média”, onde os alunos assumem o papel de verdadeiros comunicadores dinamizando programa(s) de Rádio com esta temática “7 Entrevistas | 7 Conversas | 7 Reportagens”.  Destaque para uma entrevista com o Diretor do Agrupamento, prof. Paulo Sampaio, que falará da dinâmica dos vários projetos existentes, da importância que a Educação para os Media (EpM) têm na aprendizagem dos alunos; conversa com alguns coordenadores de projetos e uma ou outra reportagem sobre um tema da atualidade.

Ficha técnica


O mundo em 5 notícias na escola

Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas / Escola Secundária D. Sancho II

Pretende-se chamar à atenção dos alunos para 5 problemas de âmbito mundial (1 por dia); exemplificar formas de tratamento desses problemas através dos Média; ocupar 30 minutos da Rádio Escola por dia durante 5 dias.

Ficha técnica


7 dias, 7 «posts» no Blogue da Tapada

Agrupamento de Escolas José Régio

Escrever textos sobre a Tapada da Escola.
Ilustrar os textos com fotografias tiradas no local.
As atividades são publicitadas no Blogue da Tapada. O Blogue da Tapada da Escola Básica José Régio, Portalegre,Portugal.

Ficha técnica


Informafricativo, imprensa negra e liberdade de imprensa

EMEF Oziel Alves Pereira

Promover e divulgar junto a comunidade através da publicação escolar, denominada Informafricativo, que trabalha cotidianamente com a temática do ensino de História e Cultura Africana e Afro Brasileira, buscando a implementação da lei 10639/03, 11645/08 e 12288/10(Estatuto da igualdade Racial), instrumento que visam a garantia da valorização da diversidade étnica-racial na educação.

Ficha técnica


Literacia do cinema e dos media

Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura

Na sequência do projeto anual da Biblioteca Escolar “Literacia do Cinema e dos Media” (45m semanais /2º ciclo), na semana de 5 a 9 de maio serão desenvolvidas as seguintes atividades; exposição “Heróis/personagens cinematográficas” com objetos de promocionais e de merchandising dos alunos; visualização dos documentários “Comercialização da Infância” e “Criança a Alma do negócio”; encontro com um jornalista do jornal local “Notícias de Coura”. (…)

Ficha técnica


Técnicas, alertas e ferramentas em meios de comunicação de massas

Escola Secundária de Ponte de Lima

Pretende-se desenvolver não uma, mas três atividades: Narrativa audiovisual (tipologias de composição, movimentos, ângulos de câmara…) – sessão com Pedro Alves; Jovens e Internet na era das meias verdades – sessão com Vítor Tomé; Utilização criativa de recortes de Imprensa – oficina com Maria Barbeitos e Maria João Castro. (…)

Ficha técnica


Detox Digital

Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa

A atividade consiste no desafio a alunos do campus de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa para que façam um período ‘off’, sem utilização de tecnologias digitais, levando-os a reflectir sobre a experiência (em registo escrito, vídeo ou áudio) e sobre o papel dessas tecnologias no seu quotidiano. Nesse âmbito, serão debatidas questões sobre a adição em relação às tecnologias digitais e sobre a utilização quase em exclusivo das tecnologias digitais para aceder à informação e contacto. (…)

Ficha técnica


Jornal Escolar “É SEMANAL!!”

Agrupamento de Escolas D. Dinis – Odivelas

No âmbito do clube de jornalismo, os alunos do 2.º e 3.º Ciclos irão desenvolver uma publicação semanal (formato papel), cujo conteúdo resulta da realização de reportagens, artigos de opinião e notícias do interesse da comunidade escolar.

Ficha técnica


Literatura e media – da memória literária à atualidade em contexto local

Escola Secundária de Sá da Bandeira – Santarém

A visita de estudo ao jornal ‘Correio do Ribatejo’ surge em consonância com o estudo de ‘Os Maias’, mais especificamente o contexto de época e a Geração de 70, os espaços sociais – o jornalismo (os jornais ‘A Tarde’ e ‘Corneta do diabo’) – e a progressão da intriga principal. (…)

Ficha técnica


 A magia e o perigo das redes sociais

Escola Básica e Secundária de Anadia – Agrupamento de Escolas de Anadia

Elaboração de trabalhos sobre a liberdade de imprensa e posterior divulgação a toda a Comunidade Educativa, através da sua publicação no Blogue do Jornal Escolar, “O Ciclista” e afixação em locais estratégicos da Escola. Na sala Multiusos dois alunos do Clube de Jornalismo desenvolvem uma atividade de “esclarecimentos” bem diferente do usual. É montado todo um cenário místico,  um dos alunos/ “Jornalistas” do CJ faz de “Vidente” e a outra aluna de sua assistente. (…)

Ficha técnica


A Rádio e a Grande Reportagem em zonas de conflito e catástrofe Conferência/Aula aberta por Joaquim Reis (RTP/RDP)

Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra

A partir do enquadramento da importância da Rádio – e, concretamente, da rádio pública – o jornalista Joaquim Reis irá apresentar casos e experiências da sua vida profissional, muitas delas em zonas de conflito e catástrofe. (…)

Ficha técnica


A mulher na publicidade (Estereótipos de género)

Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques

A atividade de aprendizagem  integra-se num  cenário de aprendizagem mais vasto  que parte da exploração do Projeto Europeana e decorrerá no contexto da disciplina de Psicologia B e os conteúdos programáticos de estereótipos em geral e estereótipos de género em particular. Será aplicado o referencial  Aprender com a Biblioteca Escolar na área da Literacia dos Media. (…)

Ficha técnica