Um Mundo Com Seguidores – Workshop
UTAD

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Mas, hoje em dia, há imagens que valem milhares de likes, seguidores ou comentários. E assim atraem anunciantes e agências de comunicação. É o novo mundo dos influenciadores digitais (da expressão em inglês digital influencers).

Ficha Técnica


Só porque a Internet diz, como sabes que é verdade?
Escola Secundária Camilo Castelo Branco

Na era da informação, as redes sociais apresentam-se como a plataforma mais utilizada para comunicar, trabalhar, estudar, fazer negócios. O acesso à informação digital e a (re)produção da mesma nunca foi tão fácil. Por sua vez, o cibernauta, ao partilhar a informação, rapidamente passa de público-alvo da informação (recetor leitor/investigador) a instrumento / veículo de retransmissão e (re)produção daquilo que lê e dá a ler (frequentemente de forma oblíqua, lacunar, fragmentária). Neste cenário, o excesso de informação e os múltiplos jogos de linguagem por que se pauta a construção dos discursos mediáticos facilmente criam cenários onde a verdade e a mentira, a realidade e a ficção coexistem de forma difusa, nebulosa.

Ficha Técnica


Cartoons para refletir sobre os media
Universidade do Minho

Em parceria com o cartunista Silvano Mello criamos alguns marcadores de livros com imagens e frases cujo objetivo era levar a uma reflexão sobre nossa relação com os media. Os marcadores foram feitos especialmente para serem distribuídos a estudantes, educadores, jornalistas e comunidade em geral durante o FILM – Fórum Informal de Literacia para os Media, que aconteceu no dia 9 de Maio, na Biblioteca Municipal Pública do Porto. 

Ficha Técnica


Vamos falar sobre o YouTube
Universidade do Minho

Começaremos por apresentar a rede social “YouTube”, mencionando do que se trata, as suas funções principais e o tipo de conteúdo que oferece. Num segundo capítulo, o booklet abordará as vantagens e desvantagens desta rede social para as crianças. Por fim, destacaremos algumas dicas para que os pais estejam mais atentos ao uso desta rede social por parte dos filhos e de que forma esta rede social pode ser produtiva e educativa para as crianças.

Ficha Técnica


“O que acontece à tua volta? Vamos falar sobre isso?”
Agrupamento de escolas de Prado

O telemóvel é valorizado como forma de partilha e de registo de atividades de aprendizagem na Escola.

Assim, nos “Dia D”, dias em que a Escola Básica de Prado recebe todos os colegas das turmas do 4.º ano de escolaridade do Agrupamento, com uma diversidade de atividades, os alunos do 8.º ano (A e B) filmaram experiências no laboratório de Física e Química realizadas pelos alunos finalistas do 1.º Ciclo e orientadas por alunos finalistas do 3.º ciclo (9.º B), com o apoio das professoras da disciplina e procurando sempre proteger a imagem dos intervenientes.

Ficha Técnica


Que acrescentam os media?
Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo

Partindo de documentos e equipamentos existentes na biblioteca: periódicos, livros, tablets e de artigos, de textos  e peças televisivas selecionados, ler, refletir e responder a quizes que permitem ganhar consciência dos ganhos que os media proporcionam.

Ficha Técnica


Influência das Redes Sociais nos jovens
Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

O nosso trabalho tem como tema a influência das redes sociais nos jovens e de que forma isso condiciona a vida deles e até mesmo a vida de quem é famoso através das redes sociais.

Ficha Técnica


O Youtube Vai à Escola
Universidade do Minho

Pretendemos fazer um workshop numa escola primária da cidade de Braga, com uma duração a definir, no qual damos a conhecer a comunicação e os media. Durante o workshop, iremos dar a oportunidade de fazer algumas atividades com as crianças para poderem perceber melhor o que está por trás do conteúdo que é apresentado ao público. Queremos educar as crianças para a comunicação e os media em geral.

Ficha Técnica


Interação com os media nos tempos livres
Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro

O nosso objetivo é saber como os adolescentes e os jovens adultos ocupam os seus tempos livres: qual dos dois grupos consome mais internet? Será que a evolução tecnológica tem ou não vindo a ocupar cada vez mais os seus tempos livres? Não só nos focamos nessas temáticas, como também procuramos saber se o tempo também é gasto a ver séries ou filmes. Saber qual das duas temáticas tem mais ênfase nas suas vidas.  

Ficha Técnica


Capacidade crítica, tens?
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Avaliação da capacidade crítica dos jovens em relação aos media.

Ficha Técnica


5 Maneiras de Combater Uma das Maiores Ameaças da Internet
Universidade do Minho

Criação de um artigo com o intuito de alertar para a problemática do clickbait, não só para o dar a conhecer ao público mas também para ajudar a anulá-lo.

Ficha Técnica


Leitura digital  “ Bora Lá …Vamos Ler!
Agrupamento de Escolas D. Dinis – Escola Básica Dr. João dos Santos

Este projeto “ Bora Lá …Vamos Ler” foi elaborado e desenvolvido pela coordenadora das Bibliotecas do Agrupamento e a delegada da disciplina de História e Geografia de Portugal (2ºciclo) indo ao encontro de um dos pontos do Plano de Melhoria do Agrupamento e de uma das principais dificuldades sentidas nos alunos: o domínio da língua materna, assim como as dificuldades ao nível da expressão escrita e oral.

Ficha Técnica


O que se passa no mundo?
Agrupamento de Escolas de Sátão

A professora bibliotecária e/ou o professor titular explica a atividade aos alunos que, em casa, selecionam e preparam um assunto da atualidade para apresentar na turma.

Ficha Técnica


O Instagram e o seu algoritmo

Universidade do Minho

Vídeo informativo na plataforma “youtube”, posteriormente partilhado nas restantes redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) sobre o novo algoritmo do Instagram explicando que forma ele funciona, porque foi criado, os aspetos positivos e negativos que é possível entender neste algoritmo.

Ficha Técnica


7 Dias/ 7 Net – Dicas  para pais e filhos
EB Escultor António Fernandes de Sá

A atividade consiste na realização, no mesmo dia, mas em horário distintos (para os alunos, em horário laboral; para os Pais/ Encarregados de Educação, em horário pós-laboral) de palestras dinamizadas por Engenheiros Informáticos que dedicaram uma atenção particular à vertente da Segurança na Internet (Eng. Fernando Almeida – FEUP – e Engº Fernando Vieira – IspGaya), com intermediação da Professora Bibliotecária. As intervenções são seguidas de debate e resolução de um breve inquérito sobre Mitos e Verdades sobre a Net, Haverá também lugar ao preenchimento de um Inquérito de Satisfação.

Ficha Técnica


Letras Prá Vida: Repórteres seniores por um dia
Escola Superior de Educação de Coimbra, Associação ICreate, Município de Vila Nova de Poiares

Letras Prá Vida é um projeto de intervenção comunitária que promove a literacia, o empoderamento e a inclusão social através da dinamização de oficinas de alfabetização e literacia digital com pessoas adultas, coordenado pela Escola Superior de Educação de Coimbra.

Ficha Técnica


Dependências das Tecnologias: que perigos? Que impactos?
Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo

Palestra sobre os perigos e impactos das dependências das tecnologias, promovida pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves, e que tem por objetivos  promover a segurança online de crianças e jovens, aprofundando o conhecimento sobre os riscos associados à utilização das tecnologias.

Ficha Técnica


Comemoração da Semana da Europa 7 a 11 de maio – Viagem virtual pela Europa no DIA DA EUROPA – Dia 9 de maio
Escola Secundária com 2º e 3º ciclo Clara de Resende / Agrupamento de Escolas Clara de Resende

Atividade a desenvolver pela Biblioteca Escolar Clara de Resende em articulação com o Grupo de Geografia e a Associação de Pais.

De 7 a 11 de maio 2018 comemoramos a Semana da Europa no Agrupamento de Escolas Clara de Resende, com especial enfoque para o dia 9 de maio – Dia da europa. Atividade integrada no PAA da Biblioteca Escolar.

Ficha Técnica


Chroma Key
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Num workshop, dar a conhecer a tecnologia do chroma key e a importância da mesma nos dias de hoje e nos Media.

Ficha Técnica


You look, but can you really see?
Universidade do Minho

Pretendemos criar um pequeno vídeo promocional que apele aos perigos da internet. O conceito principal é a pergunta “Será que sabemos realmente o que estamos a ver?”. O nosso principal objectivo é alertar para os perigos da Internet e para importância de educar a população à literacia mediática.

Ficha Técnica


A Literacia para os Media no contexto educativo
Universidade do Minho

Realização de um conjunto de várias atividades interativas com crianças dos 6 aos 10 anos, respetivos pais/encarregados de educação e docentes educativas. Com estas atividades pretendemos não só perceber o conhecimento que portam sobre este tema como também tentar passar o máximo de informação que fomos adquirindo ao longo das aulas e incutir nos mais novos o bom uso dos vários meios de comunicação.

Ficha Técnica


Bastidores da Publicidade
Universidade do Minho

No âmbito da realização da nossa atividade, pretendemos ir a uma escola, para contactar com crianças de 3.º ano e realizar algumas atividades com as mesmas, como desenhos sobre a Publicidade ou um jogo sobre o assunto.

Ficha Técnica


A rádio e seu funcionamento
UTAD

Iremos nestes dias distribuir pequenos inquéritos por várias turmas do ensino secundário com o objetivo de perceber o quanto a rádio influencia a vida das pessoas. Além disso iremos realizar um pequeno vídeo sobre os bastidores da rádio “Universidade Fm” no qual o iremos expor online e em algumas escolas. Por último iremos produzir uns panfletos sobre a importância da rádio nos dias de hoje e iremos distribuí-los por algumas turmas.

Ficha Técnica


Blogs e clubes de leitura:  duas vias para a literacia
Clube Leitura Conversas Livrásticas

Considerando o crescente número de blogs associados a clubes de leitura, pretende-se aplicar um inquérito online com o objectivo de compreender o que pensam as pessoas relativamente ao impacto que os blogs e os clubes de leitura podem ter na literacia.

Ficha Técnica


Cyberbullying –  O problema da internet
Universidade do Minho

A atividade irá consistir em realizar, numa primeira parte, uma sessão de esclarecimento com as crianças na qual iremos explicar o que é o cyberbullying, bem como os perigos do mesmo. Numa segunda parte, o grupo irá apresentar diversas situações, algumas que representam casos de cyberbullying (com diferentes níveis de intensidade) e outras que não o fazem, sendo que a ideia será verificar se as crianças as conseguem identificar corretamente.

Ficha Técnica


Os idosos e os gadgets
Universidade do Minho

Com a atividade temos como objetivos: compreender a perceção que os idosos têm das novas tecnologias e dos media, colocá-los em contacto com estes dispositivos e sensibilizar os idosos para um uso consciente das tecnologias.

Ficha Técnica


Estar em mudança e desconhecer o que nos rodeia não é saudável
Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus – Biblioteca Escolar

Divulgação dos materiais disponíveis no site da RBE facebook com partilha nos murais dos professores, página do agrupamento, emails (profs e encarregados de educação) e blogues das bibliotecas. Criação de cartaz com frase com algum impacto para quem já se consciencializou que nos encontramos em mudança.

Ficha Técnica


O Impacto do Terror através do Cinema
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Os filmes são a maneira perfeita para relaxar, mas mais do que uma forma de entretenimento, os filmes afetam-nos de diferentes maneiras, físicamente ou psicologicamente. Com esta apresentação pretendemos estudar os diferentes tipos de reações e a maneira como as nossas ‘’cobaias’’ se sentem ao ver vídeos de diversos subgéneros de terror, analisar as reações, expressóes e definir o subgénero que causou mais impacto.

Ficha Técnica


Twitter offline
Escola Básica Integrada Infante D. Pedro (Penela)

Postar ideias num “Twitter offline”, desafiando os utilizadores da biblioteca “a prestar atenção ao lugar que os media e as redes sociais ocupam no nosso quotidiano”.

Ficha Técnica


A Imprensa é o garante da Democracia
Blogue Largo do Beco

Os blogues noticiosos “Largo do Beco”, “Informadouro” e “Emprego & Empreendedorismo” lançam a atividade “A imprensa é o garante da Democracia!”.
Os leitores são convidados a deixar uma frase sobre qual o papel que a imprensa desempenha na sua vida. As frases estarão visíveis nos três blogues até ao fim do mês de maio.

Ficha Técnica


Debate sobre as redes e a Liberdade de Expressão
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade – Universidade do Minho

Por ocasião da apresentação pública do seu think tank, o Communitas (www.communitas.pt) o CECS promove um debate sobre as redes e a Liberdade de Expressão, com a presença de Paula Brandão, Director Artístico do Theatro Circo, Jean Martin Rabot, Professor de Sociologia na UM e Joaquim Fidalgo, Professor de Jornalismo na UM.

Ficha Técnica


Conecta-te
Universidade do Minho

O projecto consiste na criação de um Booklet com a temática dos riscos e das oportunidades da internet e das redes sociais. Pretende-se dar a conhecer os benefícios da Internet e redes sociais , no sentido de capacitar os jovens e dar-lhes ferramentas para um melhor uso do mundo digital.

Ficha Técnica


Encontro sobre Literacia para os Media – experiências no Alentejo
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre

O encontro tem por objetivo debater a importância da educação para os media na sociedade atual. Partindo deste objetivo mais geral, consideramos relevante a criação de um espaço que dê a conhecer as experiências que estão a ser desenvolvidas na área da literacia mediática no Alentejo e que envolvem desde a sociedade civil à comunidade escolar.

Ficha Técnica


Dependências das tecnologias: que perigos? Que impactos?
Agrupamento de escolas Dr. Júlio Martins

Palestra sobre dependências das tecnologias, perigos e impactos na escola e nas relações sociais, com os seguintes objetivos: promover a segurança online de crianças e jovens, aprofundando o conhecimento sobre os riscos associados à utilização das tecnologias; conhecer os hábitos dos alunos de utilização das tecnologias/conteúdos mais pretendidos, de modo a prevenir comportamentos de risco e dependências online; (…)

Ficha Técnica


Influência dos videojogos e animações na população
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

O trabalho tem como objetivo perceber como os jogos e as animações podem influenciar a sociedade.

Ficha Técnica


Informação e comunicação no mundo digital
Escola Secundária de Amares

Palestra proferida pelo Dr. Eduardo Jorge Madureira, especialista nas temáticas da informação e comunicação. a sessão tem como objetivo debater problemáticas da atualidade neste âmbito: os desafios ao jornalismo na era digital; a informação e as redes sociais; a mediação da informação na era digital. Pretende-se, ainda, abordar questões recentes como a utilização dos dados pelo Facebook ou a manipulação de informação em atos eleitorais.

Ficha Técnica


7 dias sem as redes sociais
UTAD

O grupo irá submeter-se a uma experiência que consiste em ficar privado do uso de diversas redes sociais, num período de 7 dias. O objetivo do trabalho consiste em avaliar a relação da juventude com o uso das redes sociais.

Ficha Técnica


Respostas na Ponta da Língua
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Pretendemos fazer reportagem com crianças, de uma escola primária, onde vamos questionar as crianças sobre os meios de comunicação. Iremos formar grupos com 1 responsável, onde as crianças vão fazendo desenhos sobre esses meios, ou seja, 1 grupo = 1 meio de comunicação.

Ficha Técnica


Os consumos dos media na participação cívica e política dos cidadãos
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Os cidadãos são entendidos como sujeitos nos processos sociais de comunicação e participação cívica e política das democracias e, simultaneamente, consumidores e utilizadores dos media. Assim, através de uma análise de consumo dos media será possível avaliar os conhecimentos políticos dos cidadãos e compreender qual o papel dos media na formação da opinião pública e consequente participação extraeleitoral.

Ficha Técnica


As crianças e a sua perceção da publicidade
Universidade do Minho

Na atividade a desenvolver, o grupo deslocar-se-á até à Escola do Valado, em Valongo, e irá trabalhar com uma turma de crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 7 anos. A atividade focar-se-á na publicidade e na literacia para a mesma área.  Com a atividade, pretendemos que as crianças desenvolvam conceitos básicos relacionados com a publicidade. O nosso objetivo é também promover um espírito crítico sobre a área, assim como alertar para possíveis riscos, como a publicidade enganosa.

Ficha Técnica


Passar Fake News a Pente Fino
Universidade do Minho

Na atividade será proposto à turma do 10.º ano da Escola Secundária de Caldas das Taipas que, dividida em grupos, distinga entre as notícias verdadeiras e as falsas fornecidas por nós. Terminada a análise, as escolhas dos grupos de alunos serão debatidas com o resto da turma, de forma a que possam justificá-las. No final da atividade será distribuído um booklet com dicas práticas sobre como distinguir e combater as fake news.

Ficha Técnica


7 Dias com os Media
Universidade do Minho

O projeto consiste na criação de um site destinado a ser um guia para o uso adequado da internet. O objetivo é promover, de forma interativa, o bom uso da rede online, conscientizando a um público jovem entre 13 e 17 anos sobre os riscos e benefícios que a rede produz.

Ficha Técnica


Olimpíadas Mediáticas
Universidade do Minho

No âmbito da Unidade Curricular de Literacia para os Media e Cidadania e no decorrer da semana “7 dias com os media”, o nosso grupo organizará uma atividade denominada por “Olimpíadas Mediáticas”

Ficha Técnica


Just Logout
Universidade de Trás os Montes e Alto-Douro

Esta iniciativa baseia-se numa campanha publicitária de sensibilização para o uso excessivo das redes sociais nos dias de hoje. Esta campanha será feita através da divulgação de alguns vídeos e posters a ironizar certos comportamentos online, em conjunto com infográficos para partilha de alguns dados. Vamos organizar também uma apresentação da campanha, na qual iremos ter um convidado para falar um pouco sobre os efeitos negativos dos Social Media nas interações sociais.

Ficha Técnica


Os média, o que são?
EB André Soares

As turmas de 5º ano, em Cidadania e Desenvolvimento, vêm à biblioteca realizar uma atividade que se relaciona com a consciência da importância dos diferentes media na nossa vida. Reconhecer as mais valias mas também tomar consciência da influência que eles exercem sobre nós.

Ficha Técnica


As crianças e a televisão: o papel da televisão na aprendizagem
Universidade do Minho
Esta atividade visa abordar as crianças (neste caso uma turma de 4ºano), numa escola do primeiro ciclo de Braga, com o propósito de perceber o conhecimento que as crianças possuem sobre a televisão, bem como os usos que fazem dela. Este momento será registado em vídeo e em formato Vox-Pop.

Ficha Técnica


vil@doconde#no#mundo
Agrupamento de escolas D. Pedro IV, Vila do Conde

Ao longo destes sete dias, os alunos contactarão de perto com representantes dos vários meios de comunicação social:televisão,rádio, jornal e internet (blogger) colocando-lhes questões relativas à literacia dos media.

Ficha Técnica


3.º Fórum Informal sobre Literacia para os Media
GILM

Debate sobre desinformação a ter lugar no Porto, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Ficha Técnica


És publiterado?
Universidade do Minho

O nosso grupo pretende desenvolver uma atividade numa turma do ensino básico, procurando abranger a área da publicidade. Inicialmente, vamos questionar a turma sobre o que é, para eles, a publicidade, pedindo-lhes para preencherem parte de uma folha de papel que estará na sala. Após uma breve explicação, os alunos, em grupos de 5/6 elementos, irão realizar anúncios para produtos que serão sorteados.

Ficha Técnica


Rádio online, música eletrónica, eventos e festivais. A importância na sociedade contemporânea
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Esta atividade é aplicada no âmbito da operação 7 dias com os media, onde vamos sensibilizar, no próximo dia 9 de Maio, os estudantes da Escola Profissional da NERVIR para o papel e o lugar que os media, da nova geração, ocupam no dia a dia da sociedade contemporânea.

Ficha Técnica


Os destroços da Síria ao olhar da sociedade
Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro

Para a nossa atividade dos 7 dias com os media iremos fazer recolha de imagens e um pequeno texto (online e em pessoa) que cada pessoa ache representativa da guerra/destroços atuais na Síria.

Ficha Técnica


Sessão Formativa, debate e workshop
Agrupamento de Escolas Abade de Baçal

Sessão formativa para alunos do 10º ano.

2 convidados: Professor/ Jornalista e a CIBE Rosário Caldeira explanarão o papel dos Media na Escola.

Ficha Técnica


VERSUS: Meios de comunicação tradicionais vs Meios de comunicação moderno
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

A atividade a ser realizada, consiste em mostrar a alunos de uma escola profissional, um vlog explicativo sobre os meios de comunicação antigos vs os meios de comunicação atuais. Para isto, gravamos duas estações de rádio, um jornal, uma televisão universitária, fazendo pequenas entrevistas e mostrando o funcionamento dos locais, e o uso da internet por parte dos jovens.  No final, os alunos terão de responder a um pequeno questionário sobre o tema, tirando-se as conclusões no final.

Ficha Técnica


O que é a verdade? o que é a ilusão? na vida, nas redes sociais, no amor,…
Nova Acrópole Oeiras-Cascais

Afinal, realmente, o que é a verdade?, o que é a ilusão?, e a desilusão? como nos afectam? que caminhos na vida nos fecham e nos abrem? que sentido tem o neologismo «post-truth»? E as redes sociais, aproximam-nos ou afastam-nos da riqueza de vivermos o amor?

Cultivando a arte de perguntar e de encontrar novos horizontes, iremos (todos!) debater estas e outras questões de modo a desenvolver o senso crítico face ao fenómeno da Internet e das Redes Sociais.

Ficha Técnica


Observatório do género
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Prosseguindo a missão Global Media Monitoring Project (GMMP) http://whomakesthenews.org/gmmp  e tomando como objeto de estudo as notícias em circulação em Portugal no dia 3 de maio próximo, a iniciativa Observatório do Género consistirá no monitoramento e análise das representações de género veiculadas por jornais portugueses de circulação nacional.

Ficha Técnica


Pensar de modo crítico os media: análise de notícias e artigos de opinião com a grelha FRISCO
Escola S/3 S. Pedro

Análise de uma notícia e de um artigo de opinião sobre algumas questões atuais da União Europeia (tema do currículo). Uma notícia sobre o Brexit (Jornal de Notícias – 16 de abril de 2018)  e um artigo de opinião sobre a (Eco) Europa (Diário de Notícias -20 de abril de 2018).
A atividade consiste em analisar os dois textos com a grelha FRISCO (Ennis,1996).

Ficha Técnica


Would You Rather – Versão Media
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Com esta atividade pretende-se fazer uma comparação entre duas faixas etárias: 17-30 anos e 31-70. O que vai ser comparado são as preferências quanto às redes sociais e os média. A nossa expectativa é que a geração mais antiga tenha uma preferência por média como jornal ou televisão e a outra por redes sociais. Queremos verificar se isso se acontece.

Ficha Técnica


Improviso CoMédia
Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro

A atividade consiste numa moldação do programa da SIC D’Improviso, e teria o nome de “Improviso CoMédia”. A ideia é simples, usando o improviso, faremos uma hora de atividades, elaborando fundos e textos, para que quatro jovens escolhidos por nós e 1 do público venham improvisar em palco, para uma plateia de adolescentes, interagindo assim com todo o tipo de médias como se estes fossem profissionais da área. Com a intenção de perceber qual a ideia que as pessoas têm do que é trabalhar na área e fazer o contraste do que é ter a experiência.

Ficha Técnica


Consumo dos Media por faixa etária
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

O principal objectivo neste trabalho é, através da interacção directa com os indivíduos em estudo, a recolha de dados estatísticos que nos permitam tirar conclusões no que toca ao consumo dos media hoje em dia.

Ficha Técnica


Projeto Literacia Jornalística_Prémio Reportagem
Escola Superior de Comunicação Social / Instituto Politécnico de Lisboa

O projeto de literacia jornalística é uma ideia que parte de um projeto maior de investigação – TJAME (Transliteraria Jornalística: até que o mundo fique tal como é) –  que tem como objetivo principal munir os jovens de ferramentas para descodificar as notícias, questionar o consumo passivo de informação e alimentar uma postura crítica e construtiva adequada aos desafios da cultura contemporânea informativa.

Ficha Técnica


Dia Aberto do Curso de Jornalismo
Escola Superior de Comunicação Social / Instituto Politécnico de Lisboa

No dia 3 de maio, dia internacional da liberdade de imprensa, todos os  alunos interessados  em jornalismo são convidados a visitar a ESCS e a conhecer os cursos de licenciatura e mestrado em jornalismo. Após uma breve apresentação de cada curso, os alunos terão a oportunidade de experimentar atividades no âmbito das várias vertentes do Jornalismo (Televisivo, Radiofónico e Redação Multimédia), e assistir a debates temáticos com vários jornalistas convidados.

Ficha Técnica


III Encontro Nacional de Educação para os Media
Direção-Geral da Educação, Plano Nacional de Leitura 2027, Rede de Bibliotecas Escolares

O III Encontro Nacional de Educação para os Media terá lugar no dia  4 de maio de 2018 no Auditório da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, numa iniciativa da Direção-Geral da Educação, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Rede de Bibliotecas Escolares. Esta iniciativa visa proporcionar um espaço de reflexão e debate sobre os temas Cidadania e Educação para os Media e nos fenómenos de má informação.

Ficha Técnica


Uma janela aberta para o mundo?
Agrupamento de Escolas nº 1 de Gondomar

Em cada um dos dias, estará em foco um dos media (televisão, internet e imprensa escrita em formato papel). Alunos e professores debaterão com diversos reconhecidos especialistas a fiabilidade e a credibilidade da informação veiculada. Várias mensagens apelativas ao media do dia serão colocadas online no site e na página de uma rede social do Agrupamento e em formato físico, sob a forma de cartaz e de flyer, na escola.

Ficha Técnica


Liberdade de Imprensa: novos desafios
Sindicato dos Jornalistas

Na semana em que se assinala o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a Delegação Norte do Sindicato dos Jornalistas, em parceria com a Universidade do Porto, promove uma conferência/debate no dia 2 de maio, às 10h30, no anfiteatro nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O objetivo é sensibilizar os aspirantes a jornalistas para a importância deste tema no exercício da profissão.

Ficha Técnica


Em nome do Jornalismo
Sindicato dos Jornalistas

Conferência internacional organizada pelo Sindicato dos Jornalistas para assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que juntará em Lisboa, com o patrocínio da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, uma dezena de convidados estrangeiros e uma dezena de especialistas portugueses em seis painéis: insegurança laboral vs. independência; condições de trabalho e ação sindical; a ética como modelo de negócio; caminhos alternativos; novas realidades; e jornalismo ameaçado. A iniciativa, que se vai realizar entre as 9h30 e as 17h30, nas instalações da Representação da Comissão Europeia em Portugal, acolherá alunos de universidades e um grupo de estagiários na Agência Lusa.

Ficha Técnica


Media Talks: Comunicar (com) Liberdade & Responsabilidade
Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa

Terão lugar a 2 de maio de 2018, na Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa, com organização da DECO, da Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa e da Plataforma Portuguesa das ONGD

Ficha Técnica


Comemoração do dia da Internet mais segura 2018
Escola Básica 2,3 Frei Manuel de Santa Inês – Agrupamento de Escolas Rio Tinto nº 3

No âmbito da aula sobre o conteúdo ”correio electrónico” foi proposto aos alunos pela professora de TIC a elaboração de cartazes para a exposição de regras de segurança e cuidados a ter para a utilização do correio electrónico.

Ficha Técnica


Serviço Público de Media e Literacia Mediática
Rádio e Televisão de Portugal

O Núcleo Museológico e Apoio ao Serviço Público (NMASP) divulga, junto do público escolar, a importância do serviço público para a literacia mediática, nomeadamente no que decorre da actividade da RTP em geral e da Área Museológica da RTP em particular.
Com esta iniciativa pretende esclarecer o conceito e a importância da Literacia Mediática, em articulação com as atividades de Serviço Público desenvolvidas pela RTP.

Ficha Técnica


Inquérito online sobre hábitos de uso de média e de multitasking com media
DIGIMEDIA – Departamento de Comunicação e Arte – Universidade de Aveiro

Inquérito online dirigido a alunos e professores da Universidade de Aveiro sobre os seus hábitos de uso de media e comportamentos de multitasking com media.

Ficha Técnica


Tecnologia — entre o vício e a virtude
Nova Acrópole de Viseu

Qual é o papel dos mais velhos e experientes no que toca à orientação das novas gerações? Como utilizar as tecnologia sem que ela se torne vilã ou protagonista da vida? Essas são algumas das questões que juntos refletiremos no nosso encontro no dia 9 de Maio pelas 20H30.

Ficha Técnica


Diálogos sobre Ser ou Parecer: a nova realidade da Internet e das Redes Sociais
Nova Acrópole de Lisboa

Colóquio aberto ao público onde se irá debater o tema “Diálogos sobre Ser ou Parecer: a nova realidade da Internet e das Redes Sociais”. O colóquio será composto por três moderadores que irão conduzir o debate.

Ficha técnica


Que mundo nos mostram os media?
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Atendendo a que entre os dias 7 e 11 de maio a atividade letiva na Universidade de Coimbra está suspensa por força da festa anual da Queima Das Fitas, a ideia é focar os alunos, nos períodos das aulas, nos dias 3 e 4, a analisar e debater a produção informativa de diferentes media (nacionais e estrangeiros).

Ficha técnica