Produzir um podcast alusivo ao tema “Covid-19 Fique em Casa”, explorando a ferramenta Audacity
Escola Básica e Secundária Vale do Tamel

A atividade visa a produção de um podcast apelando para a importância de ficar em casa em tempos de pandemia (Covid-19), como medida preventiva de contágio, explorando o programa Audacity.

Ficha técnica


Observatório do género
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Prosseguindo a missão do Global Media Monitoring Project (GMMP) e tomando como objeto de estudo as notícias em circulação em Portugal na semana de 3 a 9 de maio, a iniciativa Observatório do Género consistirá na monitorização e análise das representações de género veiculadas por sites de órgãos de comunicação social.

Ficha técnica


Os Media (re)vistos pelos alunos
Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques

Quinzenalmente, desde há vários anos, os alunos são convidados pelo professor de Economia a selecionar, resumir e comentar uma notícia dos media.
Atualmente, o jornal online do Agrupamento tem a rubrica “Os Media (re)vistos pelos alunos” onde são publicados alguns dos produtos da análise efetuada por eles. Nesta semana, serão desafiados a participar na iniciativa 7 Dias com os Media, sem sair de casa, cujos trabalhos sairão no próximo número do jornal “entreEscolas”.

Ficha técnica


Relatos de dias ON
Agrupamento de Escolas Santa Bárbara

Elaboração de três tarefas, começando pela abordagem do uso em segurança das redes sociais e terminando na criação de uma narrativa colaborativa subordinada ao tema “C’ovidizer que passas os dias ON”.

Ficha técnica

PDF1 / PDF2 / PDF3/PDF4/ PDF5


7 Dias com os Media para o jardim de infância
Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro

Os alunos do jardim de infância, através de um vídeo de introdução ao tema, são convidados a refletir sobre os media, as mensagens que estes transmitem e as “notícias falsas”. São igualmente convidados a construir um puzzle online a partir de uma imagem de media.

Ficha técnica


Sugestão da leitura de notícias à comunidade educativa do Agrupamento de Escolas da Caparica
Agrupamento de Escolas da Caparica

A atividade insere-se no projeto de dinamização da página de Instagram @aec_oualgoassim. Os alunos sugerem diariamente (das páginas online dos jornais nacionais e internacionais) notícias para toda a comunidade educativa, sob a hashtag #aecSobrElesLaLonge.

Ficha técnica


Informação e desinformação na era do Covid-19
Escola Secundária São Pedro

Os alunos de 8.º e 11.º anos, perante um conjunto de notícias, aleatoriamente misturadas, contendo informação fidedigna e informações falsas, são convidados a identificar as notícias que constituem informação e as que são desinformação. A tarefa é executada a partir de uma grelha de análise de notícias construída pelos alunos e de um mural com as diferentes tipologias de notícias, de diferentes media, construído pela biblioteca escolar.

Ficha técnica


Media em confinamento
Agrupamento de Escolas de Valadares

No âmbito da comemoração da iniciativa 7 Dias com os Media sem sair de casa, as Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Valadares em articulação com a área de Cidadania (Educação pré-escolar e 1.º ciclo) e com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (2.º e 3.º ciclos), propõem atividades para os alunos realizarem à distância, de modo a refletir sobre como nos relacionamos com os media e com a informação por eles veiculada, particularmente na atual situação de confinamento.

Ficha técnica


Publicidade e pandemia
Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro / Centro de Recursos Poeta José Fanha

Verificando que a pandemia COVID-19 tem estado a provocar alterações nas mensagens publicitárias, a Biblioteca Escolar (Centro de Recursos Poeta José Fanha), no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e no contexto de ensino a distância, propõe uma reflexão em torno do tema publicidade e pandemia. A atividade parte da aplicação de um questionário adaptado de uma proposta da Rede de Bibliotecas Escolares.

Ficha técnica


Media????
Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro / Equipa das Bibliotecas Escolares

A partir da resposta a dois questionários, os alunos do primeiro ciclo serão levados a refletir sobre um conjunto alargado de questões sobre os media: a veracidade das informações tendo em conta a fonte; a desinformação e as fake news; hábitos para uma boa utilização de redes sociais e jogos online; tempo passado a jogar computador ou consolas …

Ficha técnica


Usar máscara é altamente!
Agrupamento de Escolas Santa Bárbara

Os alunos foram convidados a realizar um vídeo sobre máscaras de proteção Covid-19. O vídeo resulta de um trabalho de pesquisa, em Cidadania, sobre as melhores formas de combater a pandemia e da exploração de novas tecnologias de edição e montagem vídeo, na disciplina de TIC.

Ficha técnica
Vídeo


A vida nas nossas mãos
Agrupamento de Escolas Santa Bárbara

No âmbito das disciplinas de TIC e Cidadania, as turmas realizaram um vídeo de sensibilização da comunidade para a lavagem das mãos como forma de combate à pandemia Covid-10, com a preocupação de produzir uma mensagem apelativa e adequada ao público destinatário.

Ficha técnica
Vídeo


Serviço Público de Media e literacia mediática
Rádio e Televisão de Portugal

Convite a uma visita ao Museu Virtual da RTP e à visualização, na área de Videoteca, do programa do Provedor do Telespectador da RTP, “Voz do Cidadão”, de 27 de abril de 2019, inteiramente dedicado à temática da educação para os media e literacia mediática.

Ficha técnica


Notícia do dia: será verdade…?
Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro / Centro de Recursos Poeta José Fanha

Em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a Equipa da Biblioteca propõe, através de um formulário google, uma reflexão que começa por distinguir facto de opinião e segue com a temática das “notícias falsas”, a partir do visionamento de um vídeo “RTP Ensina”. No final os alunos são convidados a criar e a partilharem com a professora bibliotecária um lema que chame a atenção para a questão das “notícias falsas”.

Ficha técnica


O meu jornal na semana dos Media
Biblioteca Municipal da Covilhã

Esta Biblioteca promove, nas escolas do concelho e nas instituições municipais, workshops direcionados para o jornalismo regional e sessões de esclarecimento acerca da desinformação e fake news.
No âmbito desta prática, propõe-se desenvolver uma atividade específica integrada nos 7 Dias Com os Media sob o lema “Postar a notícia mais marcante durante a semana dos media”.

Ficha técnica


Jornal dos contos
Agrupamento de Escolas de Silves Sul

Os alunos são convidados a criar uma notícia a partir de um conto tradicional.
Revendo os conteúdos estudados na disciplina de Português e aplicando conhecimentos do dia a dia sobre as notícias, os alunos têm a possibilidade de transmitir a notícia criada em formato de texto escrito, para uma publicação escrita, ou podem criar um texto para ser lido, publicação oral.

Ficha técnica


Fact checking COVID19
Agrupamento de Escolas Gaia Nascente / Biblioteca da Escola Adriano Correia de Oliveira

Envio de um vídeo e de um questionário google, via classroom, para sensibilização das turmas da escola para a importância da informação correta e fidedigna em tempo de Covid19. Partilha nas redes sociais do Agrupamento de um padlet com diversos materiais – jogos, vídeos, filmes – recolhidos em fontes nacionais e internacionais ligadas aos media.
Convite à comunidade educativa para partilhar e participar com posts sobre o tema.

Ficha técnica


Fact checking COVID19
Agrupamento de Escolas Gaia Nascente / Biblioteca da Escola Adriano Correia de Oliveira

Recordando a Semana dos Media e o dia 2 de abril “Fact Checking Day”, turmas de Inglês do 8.º ano e de Cidadania do 9.º ano vão ao Centro de Recursos/Biblioteca Escolar, acompanhados pelos professores, para realizar diversas atividades relacionadas com fake news e manipulação. Fazem audição de um programa de rádio em inglês. Constroem um mural online e registam as suas intenções para ajudar a travar este fenómeno enquanto consumidores e utilizadores críticos e conscientes de redes sociais.

Ficha técnica


Identificar tipos de notícias falsas ou enganosas “com arte”
Bibliotecas Municipais de Loures

A acompanhar as datas dos “7 dias com os media 2020”, serão diariamente  publicadas na página de Facebook das Bibliotecas Municipais de Loures, tendo como fonte a EAVI – Media Literacy for Citizenship, imagens de obras de artistas plásticos que estimulem a capacidade de interpretação e de visão para além das primeiras impressões.
Será feita, nalguns casos, a relação com o contexto extraordinário que vivemos relacionado com o COVID-19.

Ficha técnica


The media around us (Os media à nossa volta)
Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho

Continuidade do projeto eTwinning “Let’s Geopark!” com dois países parceiros (Grécia e Turquia), através das seguintes atividades: pesquisa em diferentes suportes; seleção de um artigo de jornal ou revista, um programa de televisão ou de rádio, um anúncio ou um filme com um dos familiares; escrita sobre o tipo de media escolhido e sobre a atividade desenvolvida com o familiar: “Eu li/vi… com o(a) meu (minha)… Eu gostei da atividade porque…”

Ficha técnica


Combater a desinformação em tempos de Covid-19
Agrupamento de Escolas João da Rosa

Os alunos de turmas do 3.º ciclo realizam a atividade “Pintura e jornalismo em tempos de Covid-19”, criando notícias para as pinturas apresentadas. Apresentadas as notícias, os alunos são convidados a debater estratégias de prevenção contra “notícias falsas”, assim como a propor estratégias de prevenção contra a “infodemia” que integrarão um folheto para divulgar a toda a comunidade educativa.

Ficha técnica


Teclas Prá Vida: literacia digital crítica sem sair de casa
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

A partir de uma sondagem realizada na página do Facebook do projeto Letras Prá Vida, e nos diversos grupos de Facebook e WhatsApp das oficinas Teclas Prá Vida, pretende-se identificar as fontes a que recorrem os participantes para se informarem sobre a situação atual, decorrente da pandemia. No seguimento desta recolha vão-se propor, através das redes sociais, diversos desafios relacionados com as “notícias falsas”: as curas milagrosas, os tratamentos, as burlas, entre outras problemáticas, decorrentes das respostas dos participantes. Estes desafios serão dinamizados pelos estudantes envolvidos no projeto.

Ficha técnica


Rádio da turma
Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro

Através de videoconferência, os alunos realizam semanalmente um programa de rádio com rubricas sobre filmes, livros, culinária, desportos radicais em casa e ainda rubricas de música. Os professores são convidados a contribuir. Em alternativa ao programa de rádio, os alunos podem recorrer a uma plataforma de podcast, como o Soundcloud.com ou o Podomatic, tendo sempre em atenção as questões relacionadas com os direitos de autor.

Ficha técnica


Quizz do Kahoot: Literacia dos MEDIA: descobre o que sabes!
Agrupamento de Escolas de Condeixa

A partir do quizz Kahoot intitulado “Literacia dos MEDIA: descobre o que sabes!” os alunos são levados a pensar sobre as condições de utilização crítica, responsável e criativa dos media.

Ficha técnica


Fake News
Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa

No âmbito do trabalho desenvolvido pelos líderes digitais ao longo deste ano, e através do google meet, é estimulada uma conversação na comunidade escolar sobre a utilização das redes sociais para o acesso à informação e sobre o facto de nem toda a informação transmitida pelos media ser verdadeira, dando origem às Fake News.
Neste contexto de ensino à distância, com base na compreensão das consequências evidentes que a propagação de uma notícia falsa pode trazer, os alunos são convidados a realizar um trabalho individual ou em grupo, tendo por base uma metodologia de pesquisa de casos do nosso quotidiano.

Ficha técnica


7 dias em família com os media
Agrupamento de Escolas de Cuba

Realização de atividades em família, com base em jogos tradicionais ou não, destinadas a conhecer melhor os media, bem como a forma como devemos interagir atualmente com eles, com destaque para as normas de segurança, credibilidade, fiabilidade das notícias, produção de conteúdos…
Os participantes poderão partilhar as suas atividades no Facebook

Ficha técnica


Fake news e poluição digital
Agrupamento de Escolas Lapiás

A partir do conteúdo do vídeo “Educação para os Media Digitais: Fake news e poluição digital” disponível na Escola Virtual, promover a troca de ideias sobre os vários tipos de fake news e de poluição digital.
Propor a pesquisa de notícias em jornais diários, estimulando a reescrita das notícias selecionadas, convertendo-as em propaganda, conteúdo patrocinado ou sátira.

Ficha técnica


Os media em casa
Agrupamento de Escolas Lapiás

Através de um desenho, de uma colagem ou de um texto (pode ser com recurso às tecnologias), os alunos são estimulados a contar o que fazem em casa com o computador, com o telemóvel, com o tablet, com a televisão, ou com os videojogos e a expressar o que consideram mais importante nessa interação.

Ficha técnica


Net com consciência
Agrupamento de Escolas Lapiás

A partir da visualização de vários vídeos da série Net com consciência  sobre como usar a net em segurança e das respostas a um quiz kahoot sobre as mesmas temáticas, estimular o debate sobre as questões e matérias apresentadas.

Ficha técnica


Da pintura ao jornalismo: vamos relacionar
Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal

Correspondendo ao desafio presente no sítio da iniciativa 7 Dias Com os Media intitulado “Da pintura ao jornalismo”, os alunos e os professores de Português e de Educação Visual desenvolverão trabalhos colaborativos, através da aplicação SWAY.

Ficha técnica


Tirar partido da educação para os media digitais na quarentena
Escola Virtual – Porto Editora

Uma proposta de formação aberta a todos os professores, bibliotecários, pais e demais pessoas ligadas à educação. Insere-se no ciclo de webinars ‘Encurtar@Distância’, promovido pela Escola Virtual e está disponível em <https://youtu.be/qAmjX_C3bNg>. O formador aborda vários tópicos relacionados com a educação para os media digitais, em concreto como é que em época de pandemia podemos tirar partido dos ecrãs para aprender e comunicar.

Ficha técnica


Quantos queres?
Agrupamento de Escolas de Arouca

Criação de um jogo “Quantos queres?” desde a dobragem de uma folha A4 até à inscrição, nas partes escondidas, de diferentes frases alusivas à utilização segura e responsável da Internet.

Ficha técnica


Reflexões para a ação “Sete Dias com os Media”
Iandé Comunicação e Educação

Publicação, entre os dias 4 e 9 de maio, no Instagram, Facebook, Linkedin e no blogue Mídia e Educação, de cerca de 12 cards, contendo reflexões de vários autores /investigadores sobre aprendizagem, leitura de mundo, fake news /desinformação, infodemia  e a importância do estudo dos meios de comunicação.

Ficha técnica


Literacia mediática em tempos de pandemia: o combate ao vírus da desinformação
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Plataforma com conteúdos que visam promover o pensamento crítico, prevenir a desinformação e destacar a importância da literacia mediática nesta época de pandemia. Atividade desenvolvida por estudantes da unidade curricular de Jornalismo Multimédia da Licenciatura em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Ficha técnica


#usemáscara
ESSATLA- Escola Superior de Saúde Atlântica

Elaboração de um vídeo destinado a sensibilizar a população em geral para o uso da máscara e a sua correta colocação, assim como o retirar e colocar no lixo. O vídeo foi produzido, a partir de suas casas e serviços, por enfermeiros que estão a fazer a especialidade em Enfermagem Comunitária.

Ficha técnica
Vídeo


Ensino da linguagem audiovisual, promoção da literacia mediática
IPSS – Casa do Povo de Vila Franca do Campo

Iniciativa orientada para estimular a mudança de atitudes e comportamentos de jovens em risco de exclusão, a partir do cinema e de novas formas de live streaming. Um projeto açoriano que permitirá
capacitar os jovens para o exercício pleno da sua cidadania e da literacia mediática usando a plataforma cinemasemconflitos.pt.

Ficha técnica


Nós e a mídia: que relação é esta?
Grupo de Pesquisa Educom.Jor da Unemat – Universidade do Estado do Mato Grosso (Brasil)

Na qualidade de grupo de pesquisa da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) e no âmbito da relação estreita mantida entre alguns dos seus investigadores e a Universidade do Minho, o Educom Jor decidiu participar na Operação Sete Dias com os Media com o projeto “Nós e a Mídia”. O projeto está publicado no respetivo sítio e no Facebook.

Ficha técnica


Famílias e ecrãs digitais em notícia no Brasil, Japão e Portugal
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH)

De que tratam os textos noticiosos quando referem famílias e ecrãs digitais? Que ocorrências são consideradas e como são apresentadas? Que vozes têm mais destaque nessas peças? Que temas associados aos usos digitais em contexto familiar aparecem com mais frequência e que temas aparecem pouco? Como aparecem referidas as competências necessárias para lidar com os desafios e as oportunidades dos meios digitais? Estas foram perguntas de um estudo sobre a cobertura noticiosa de matérias que envolvem os ambientes de ecrãs digitais em famílias de Portugal, Brasil e Japão – três países de origem dos estudantes de mestrado na NOVA FCSH, que o realizaram. Quando começaram, estavam longe de imaginar que seria realizado em condições de confinamento, que colocaram na ordem do dia questões como exclusão digital de famílias, oportunidades dos ecrãs para finalidades educativas ou competências informacionais em tempos de infodemia.

Ficha técnica


Será que és um Smombie?
Agrupamento de Escolas nº.1 de Beja – Escola Secundária Diogo de Gouveia – Biblioteca Escolar

Na abordagem do tópico Technological World, na aula de inglês, do 9º ano, foi passado um curto filme seguido da exploração em torno do tema smombies: que consequências em termos sociais?

Ficha técnica
Vídeo 1 / Vídeo 2 / Vídeo 3 / Vídeo 4


Desafios
Ensiguarda – Escola Profissional da Guarda
Respostas dos alunos a alguns dos Desafios lançados durante a semana 7 Dias com os Media sem Sair de Casa, e aos temas da desinformação e segurança online salientados nesta edição da iniciativa:

Ficha técnica

Podcast / Vídeo 1 / Vídeo 2 / Vídeo 3 / Vídeo 4BD / PDF


Como é ter a escola dentro de casa?
Escola Portuguesa de Moçambique

Os alunos assumiram o papel de jornalistas e realizaram uma vídeo reportagem coletiva baseada na captação de depoimentos de encarregados de educação sobre a temática do ensino à distância e “Como é ter a escola dentro em casa?”. Atividade executada deliberadamente durante a iniciativa “7 dias com os Media”, edição 2020.

Ficha técnica
Vídeo


O traço que também informa
Agrupamento de Escolas de Ermesinde

Resposta ao Desafio dia 5 do Público na Escola: O traço que também informa
Ilustração da notícia: Cientista portuguesa descobre nova espécie de fungo através do Twitter.

Ficha técnica


L&M: letras e menus!
Escola Básica da Pontinha / Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire

Partindo da música que dá o mote à iniciativa “7 dias com os media” e jogando com as
palavras, foi proposto aos alunos do 7º ano que criassem um produto apelativo e divertido para captar a atenção de crianças e jovens para o uso responsável e seguro da Internet.

Ficha técnica


Ilustração sobre “As flores na quarentena”
Escola Secundária de Ermesinde

Resposta ao Desafio Dia 5 – Público na Escola – O traço que também informa, da aluna de 11.º ano, Beatriz de Sousa Gonçalves: Quando vi a noticia “As flores na quarentena” achei relevante aceitar este desafio do Público na Escola e fazer uma ilustração. Percebi…

Ficha técnica


O Monstro que em 2020 parou o mundo
Agrupamento de Escolas de São Lourenço/ Biblioteca Escolar

Um filme realizado pela Biblioteca Escolar em articulação com a disciplina de TIC que retrata a história do Coronavírus e dos morcegos através dos quais chegou aos homens e deu origem à Pandemia Covid-19. A humanidade, por fim, conseguiu destruir o vírus (o monstro).

Ficha técnica


Não baixes a guarda!
Agrupamento de Escolas de Ermesinde

Resposta ao Desafio Dia 5 – Público na Escola – O traço que também informa, do aluno Tiago Machado: A situação atual relativamente à Covid-19 tende a melhorar. O lento retorno à normalidade não significa que estamos livres de risco. Com este cartoon pretendo alertar as pessoas de que o problema ainda está por aí e que não podemos baixar a guarda.

Ficha técnica


Vivência no mundo atual
Agrupamento de Escolas de Ermesinde

Resposta ao Desafio Dia 5 – Público na Escola – O traço que também informa da aluna de 11.º ano, Inês Fernandes: A mensagem que pretendo passar com este trabalho é a de que o silêncio, muitas vezes, é a chave para resolvermos muitos dos nossos problemas, e que se em muitas fases da nossa vida fosse essa a nossa opção, poderia ter mudado muita coisa.

Ficha técnica


Desafios Público na Escola
Agrupamento de Escolas de Águas Santas

Trabalhos produzidos pelos alunos em resposta a vários Desafios Público na Escola, lançados ao longo da semana 7 Dias com os Media sem Sair de Casa e acessíveis a partir da ficha técnica anexa.

Ficha técnica