Outras iniciativas já registadas:

Reportagem: ” 7 dias com a Semana da Cor”
Agrupamento de Escolas de Murça – Vila Real

No âmbito da operação “7 dias com os Media”, esta atividade tem como finalidade a recolha, investigação e análise de informações para a produção de uma reportagem final. Esta reportagem consiste na captação e transmissão das atividades desenvolvidas na semana da cor,
realizada anualmente no Agrupamento, na qual toda a comunidade educativa é participante.

Leia+

Artes, Censura e Desigualdade Social
Agrupamento de Escolas de Murça – Vila Real

Realização de uma curta metragem onde são abordadas as seguintes temáticas: as artes antes e depois da censura; o jornalismo e as desigualdades sociais.

Leia+

Os media e a pandemia
Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida – EB Paramos – Espinho

Atividade de reflexão e de produção de textos/gravações para divulgação no blogue da escola sobre a importância dos Media em época de pandemia.

Leia+

Retrato das des(igualdades)
Projeto Matriz E8G- Fundão

Atividade de criação/representação, através do desenho digital, de situações de desigualdade social/digital acentuadas pela pandemia.

Leia+

Comunic@-Te Combate às Fake News
Projeto Viv@cidade E8G – Sintra

Realização de duas sessões de formação a realizar nos seguintes termos: Primeira Sessão: “O que é Fake News?” – Organização e apresentação do tema; Reflexão sobre os tipos e modelos de Fake News a que estamos sujeitos; Prática de leitura crítica e reflexiva das informações dispostas nas redes sociais, com recurso a procedimentos de checagem básicos. Segunda sessão: “Quiz Fake News” – Os participantes, divididos em grupos, recebem 10 (dez) notícias, entre Fake News e noticias verdadeiras. Devem, com uso dos motores de busca presentes na Internet, obter resposta sobre quais as notícias que, afinal, são Fake News.

Leia +

Break the Fake: media literacy and disinformation
Escola Profissional de Braga

Atividades integradas no Projeto eTwinning, durante as quais alunos portugueses e eslovacos adquirem competências no âmbito das TIC, designadamente em matérias de combate às Fake News e de segurança online.

Leia+

O que sabes sobre os média?
Escola Básica Padre Alberto Neto do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara – Sintra

Atividade destinada a analisar os hábitos dos alunos relativamente ao consumo de informação e de acesso aos média tradicionais e não-tradicionais.

Leia+

Conhecer os media
Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto-Alcobaça

Atividades destinadas a promover a apreciação crítica da informação/desinformação, bem como da produção de textos de opinião face a notícias publicadas.

Leia+

Jogos online: manual de utilização
Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha – Centro Escolar de Alquerubim
Atividade de reflexão e debate sobre os jogos online e a internet em geral.

Leia+

A Europa e a União Europeia em tempos de pandemia…
Biblioteca da Escola Básica e Secundária Clara de Resende / Agrupamento de Escolas Clara de Resende – Porto

Atividade de pesquisa através de diferentes Media e produção de trabalhos digitais destinados a transformar informação em conhecimento sobre a União Europeia e os respetivos Estados Membros, nomeadamente, em tempo de pandemia.

Leia+



A minha relação com os media durante os confinamentos
Escola Básica Soares dos Reis (de Vila Nova de Gaia)

No âmbito da 9ª edição 7 Dias com os Media, a BE Soares dos Reis, numa ação articulada com as disciplinas de TIC /Português /Inglês/ Francês e Cidadania, convida os alunos do 2.º e 3.º ciclos a refletir sobre o impacto do uso dos media, durante os períodos de confinamento.

Leia +


Visão Rx – Ouvir…escutar…agir
Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques – Santo Tirso

Realização de podcasts subordinados ao tema “A influência dos media na sociedade”, abordando diferentes tópicos, como a solidão, a violência doméstica, a igualdade de género, luta pela liberdade, tendo por base o estudo de uma obra do programa de português de 12º ano, o conto “Sempre é uma companhia” de Manuel da Fonseca.

Leia+


Produção de um Podcast sobre “A infodemia e a desinformação”, explorando a ferramenta Audacity
Escola Básica e Secundária Vale do Tamel – Barcelos

A iniciativa visa sensibilizar e alertar a comunidade educativa para a desinformação (fake news); adquirir conhecimentos sobre a utilização de ferramentas digitais; promover a aquisição de competências necessárias à produção de podcasts educativos, explorando a ferramenta Audacity.

Leia+


Nos Bastidores do Cinema
Agrupamento de Escolas D. Pedro IV – Vila do Conde

Ao longo da semana, vão ser realizadas sessões na Biblioteca com turmas de 3.º ciclo. As sessões são dinamizadas por duas jovens ligadas ao mundo do cinema com apresentação de uma curta-metragem realizada por ambas.

Leia+


Academia MediaVeritas
Associação Portuguesa de Imprensa – Vila Nova de Gaia

Realização de um conjunto de sessões práticas, dinamizadas por jornalistas, com o objetivo de capacitar a população sénior a analisar e agir sobre mensagens de media.

Leia+


Desequilíbrios de género nos textos mediáticos
Observatório do Género – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Tomando como objeto de estudo as notícias em circulação em Portugal na semana de 3 a 9 de maio, esta iniciativa do Observatório do Género consistirá no monitoramento e análise das representações de género veiculadas por sites de órgãos de comunicação social.

Leia+


Comunic@-Te Combate às Fake News
Projeto Viv@cidade E8G – Sintra

Realização de duas sessões de formação com o objetivo de possibilitar o uso dos media de forma mais responsável e identificar Fake News, evitando a partilha.

Leia+


Todos os dias com os Media
Plano Nacional de Leitura 2027 e PÚBLICO na Escola

Convite à participação das escolas com projetos de media escolares num jornal interativo online editado que, ao longo da semana, terá 4 publicações temáticas e que será dinâmico
Os alunos, orientados pelos seus professores, poderão participar em 3 formatos e sobre 4 temas à sua escolha.

Leia+


Reportagem: ” 7 dias com a Semana da Cor”
Agrupamento de Escolas de Murça – Vila Real

No âmbito da operação “7 dias com os Media”, esta atividade tem como finalidade a recolha, investigação e análise de informações para a produção de uma reportagem final. Esta reportagem consiste na captação e transmissão das atividades desenvolvidas na semana da cor, realizada anualmente no Agrupamento, na qual toda a comunidade educativa é participante.

Leia+



Artes, Censura e Desigualdade Social
Agrupamento de Escolas de Murça – Vila Real

Realização de uma curta metragem onde são abordadas as seguintes temáticas: as artes antes e depois da censura; o jornalismo e as desigualdades sociais

Leia+

Informação/ Notícias Falsas
Revista VISÃO Júnior

Publicação, a 6 de maio, da revista VISÃO Júnior contendo capa e dossier dedicados ao fenómeno das notícias falsas com as seguintes abordagens: como cada um de nós pode combater a desinformação, como saber se uma notícia é falsa, como é que as imagens podem mentir.

Leia+


Caça às notícias falsas
AE Piscinas – Olivais, Lisboa

Desenvolvimento de atividade com alunos do 8.º ano destinada à identificação de informação falsa, seguida de exposições (virtual e na biblioteca) dos trabalhos efetuados.

Leia+


Verdade ou mentira: vamos descobrir!
Escola Secundária São Pedro – Vila Real

Desenvolvimento de uma atividade de Educação para os Media a partir do jogo Verdade ou Mentira da DGE.

Leia+


Mil caminhos para ser
Escola B. S. Coelho e Castro Concelho: Santa Maria da Feira

Desenvolvimento de atividades relativas ao aprofundamento de conhecimentos dos alunos do 9.º ano acerca dos media e da importância da liberdade de imprensa.

Leia+


Design e Multimédia
AE Soares Basto – Oliveira Azeméis

Projeto realizado pela Equipa SB Design sobre a temática dos Media.

Leia+



Instalação artística: espantalhos de lixo
Escola E.B 2,3 El Rei D. Manuel I – Alcochete

Os alunos integrados no Projeto os três R s, promovido pela Amarsul- ECO-VALOR, irão recolher lixo atirado para o chão do espaço escolar, construindo com esse lixo espantalhos que serão colocados num espaço da escola.
Todo o processo vai ser filmado, de forma a realizar um vídeo de apelo ao civismo, a divulgar através das redes sociais e do site da escola. Esta componente do projeto pretende ainda promover a literacia digital dos alunos.

Leia+


Operação: em linha, em segurança
Agrupamento de Escolas de Canedo – Santa Maria da Feira

Atividades de Formação dos alunos do 2.º e 3.º Ciclos na área da literacia dos média – Conhecer|Refletir|Produzir.

Leia+


Conta-me uma história: Podcast “Greta e os Gigantes”
Agrupamento de Escolas Luísa Todi – Setúbal

Atividade de literacia digital – Aprendizagem de gravação e edição áudio/podcast a partir de leituras de uma obra infantil.

Leia+


Conta-me uma história: Vídeo “Para lá do Oceano”
Agrupamento de Escolas Luísa Todi – Setúbal

Atividade de literacia digital –produção de um vídeo – desenvolvida a partir da gravação, edição e montagem de imagens recolhidas durante a leitura de um poema.

Leia+


“Cientista do Mês” – Quem sou eu? Descobrir… Stephen Hawking
Agrupamento de Escolas Luísa Todi – Setúbal

Atividade de literacia digital: Criação e produção de um vídeo a partir da organização de informação pesquisada sobre o cientista Stephen Hawking.

Leia+


Os Media na Escola – Workshop
Agrupamento de Escolas Abade de Baçal – Bragança

Atividade sobre os Media na Escola desenvolvida em sala de aula sob a orientação do Professor Vitor Gonçalves da Escola Superior de Educação de Bragança.

Leia+

PSP fala-nos dos Perigos da Internet
Mundos de Papel Associação – Caxias, Oeiras

Atividade de sensibilização para as questões de segurança na internet desenvolvida no âmbito do projeto “Gira no Bairro – Uma esquadra aberta à comunidade”.

Leia+


7 dias de diálogo com…
Escola Básica e Secundária de Santo António – Barreiro

Pesquisa e organização de informação sobre personalidades do nosso património cultural com vista à produção de uma peça mediática.

Leia+


Letras Prá Vida: Compreender os media a partir de Paulo Freire
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

Atividade sobre o contributo de Paulo Freire para a leitura crítica dos Media.

Leia+


Como estamos nas redes sociais? – Usos e participação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria

Partindo do documentário da Netflix “O dilema das redes sociais” (Exposure Labs, 2020), é proposta a exploração das dinâmicas dos social media.

Leia+

(Des)informado, eu?
Agrupamento de Escolas D. Dinis- Escola Básica 2,3 D. Dinis-Leiria

Atividade focada na escolha criteriosa das fontes de informação no contexto de desinformação relacionada com a COVID-19.

Leia+


Freixo TeenTalks
Agrupamento de Escolas de Freixo – Ponte de Lima

Atividade de criação de um podcast com enfoque nas temáticas da segurança na internet e nos direitos de autor, que envolve os alunos desde a seleção do tema, à criação do argumento, design e imagem, à edição de áudio e estratégia de divulgação nas redes sociais.

Leia+


Descobre as diferenças!
Universidade do Minho – Braga

Atividade a desenvolver no Facebook baseada em jogos interativos de comparação entre versões falsas e verdadeiras de diversas notícias.

Leia+


Os perigos dos media e da internet em tempos de pandemia
Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos – Sintra

Atividade de sensibilização para os perigos da internet e dos media em tempos de pandemia constituída por debate do tema nas turmas.Construção de cartazes para serem divulgados na escola, no padlet, no site da escola, blogue da BECRE.

Leia+


Os jovens e a dependência tecnológica
Escola Secundária Poeta Al Berto – Sines

Desenvolvimento de atividades em torno da temática da dependência tecnológica, incluindo a análise da psicóloga escolar dos resultados de um questionário aplicado aos alunos do 3.º ciclo.

Leia+


Seminário MILObs “A cultura de cancelamento nas redes sociais e o discurso de ódio”
Universidade do Minho /MILObs – Braga

Seminário MILObs, em parceria com o Communitas e com a colaboração especial dos alunos do 3.º ano da Licenciatura de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, dia 05 de maio, pelas 16h, na plataforma Zoom com transmissão no Facebook do MILObs.

Leia+


Sete dias por semana: compreensão e mudança dos hábitos de consumo mediático
Alunos da Licenciatura em Ciências da Comunicação – Universidade do Minho-Braga

Criação de uma plataforma online e realização de sessões presencias destinadas a sugerir aos destinatários novos hábitos de utilização dos media.

Leia+


SEO: descobre o rumo à 1.ª página do Google
Universidade do Minho, Curso de Ciências da Comunicação – Braga

Distribuição de uma brochura informativa nos espaços de ensino secundário, de forma a estimular a reflexão sobre um uso mais competente e crítico dos media digitais.

Leia+


Workshop – conhecimentos digitais: relatos do confinamento
Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo – Leiria

Atividade de grupos em sala de aula sobre desinformação e desigualdades sociais e digitais.

Leia+


Jornalismo, Desporto e Género
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa

Atividade de análise crítica da cobertura jornalística do desporto.

Leia+


Workshops Intergeracionais – projeto SMaRT-EU – Social Media Resilience Toolkit
Universidade Lusófona, CICANT – Porto

Projeto destinado a estimular, em jovens e adultos, uma atitude crítica e resiliente face à desinformação e às notícias falsas.

Leia+


Media…o que são?
Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros

Atividades de identificação dos media dirigidas ao 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo: Visionamento do vídeo da MediaSmarts – Canada Centre for digital and media literacy,
“What is media, anyway?” ( “Media, … o que são?”), entre outras.

Leia+


Infográfico “Creative Commons”
Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro (Equipa das Bibliotecas) – Mafra

Atividade de literacia digital: Criação de materiais explicativos sobre a utilização do “creative commons”.

Leia+


Os Media em tempo de Pandemia – o olhar dos mais nov@s!
Cáritas Diocesana de Viseu – Projeto Caminhos E8G -Viseu

Dinamização de sessões de reflexão e de ilustração alusiva ao papel que os meios de comunicação tiveram nas vidas dos participantes durante a pandemia. Atividades destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos.

Leia+


Notícias inacreditáveis
Escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues – Silves

Redação de “Fake News”, no layout de um jornal, no site fodey.com.  Compilação das notícias numa apresentação interativa, criada no Genial.ly. Publicação da apresentação no blogue da biblioteca escolar.

Leia+


Melhorar as competências de literacia – a Plataforma PICCLE
Plano Nacional de Leitura 2027

O PICCLE é uma plataforma de criação, agregação e curadoria de conteúdos dirigida a docentes, com vista ao desenvolvimento das competências de literacia dos jovens do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Leia+



APPs_Cyberbullying
Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré em parceria com Agrupamento de Escolas de
Enfias – Ílhavo e Vizela

Atividade de sensibilização e combate ao Cyberbullying a realizar na biblioteca e em sala de aula.

Leia+

Workshop: Mini Mapa Sonoro – a minha experiência com os media em tempos de pandemia
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado – Braga

Workshop destinado a estimular a reflexão sobre o confinamento e sobre a relação dos alunos com o mundo através dos media e o seu impacto nas suas vidas. Serão exploradas tecnologias de captação de som e imagem de forma a elaborar um mapa visual e sonoro, que ajudará na criação de novas memórias coletivas.

Leia+

Cartão vermelho ao cyberbulliyng
Associação Nacional de Futebol de Rua / projeto Bola P’ra Frente E8G – Lisboa

Ação de sensibilização e reflexão sobre o tema do Cyberbulliyng, seguida de dinâmica de grupo onde as crianças e jovens têm de refletir e decidir sobre o seu comportamento em diversas situações de role play sobre o tema.

Leia+

Workshop: Na pele de jornalistas e editores
Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Vila Real

Workshop sobre produção noticiosa, durante a qual os alunos assumirão os diferentes cargos existentes numa redação.

Leia+

Conversas às 7
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Atividade de sensibilização lançada através do Instagram, alinhada com os 7 Dias, sobre desinformação e matérias conexas.

Leia+


7.º Fórum GILM: Literacia Mediática e Desigualdades

Terá lugar no próximo dia 7 de maio, entre as 9.30h e as 12.30h, o seminário online, 7.º Fórum GILM: Literacia Mediática e Desigualdades, numa iniciativa do Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM).

O Evento integra-se no conjunto das iniciativas da operação nacional 7 Dias com os Media, um projeto  anual do GILM cuja  9.ª edição  terá lugar de 3 a 9 de maio de 2021. É lançado nesta ação o desafio a instituições e cidadãos para que criem uma iniciativa (workshop, webinar, vídeo, podcast, ou outra) que tenha como foco os media, os seus usos, a análise crítica e a produção.

Durante este encontro virtual teremos oportunidade para debater temas como Literacia mediática e transição digital e Literacia mediática: percursos inclusivos para uma cidadania ativa. Programa disponível para consulta nesta hiperligação.

A participação do encontro deverá ser realizada mediante inscrição através desta hiperligação, não estando previstas a atribuição de certificado ou partilha de documentação.

Programa 7.º FILM